sábado, 23 de novembro de 2013

Icterícia

Oi gente, boa tarde! Esse e os próximos posts estarei falando sobre algumas que passei quando Vinicius nasceu. O primeiro assunto é a icterícia ou o amarelão como alguns conhecem.
Quando o Vinicius nasceu ele nasceu com icterícia e também hipoglicemia. Ele nasceu dia 29/08/2012 e dia 30 já começaram com a fototerapia (ou banho de luz), porque o máximo (não sei se era porcentagem ou numero normal mesmo) era de 11, e o Vinicius  estava com 12. Começaram com a fototerapia mas ainda estava aumentando, chegou no 13, e ficou além dos três dias (que é normal aqui) mais três por conta disso. E no dia que ele teve alta saiu com 11,5. Agora irei explicar algumas duvidas, nem todas as crianças nascem com isso, os "fatores de risco" são os prematuros e os que a mãe tem o sangue rh negativo e o pai é rh positivo, e no caso do Vinicius foi os dois! E o que é a icterícia? Seria o excesso de bilirrubina no sangue. A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.
Porque existe preocupação com uma criança com icterícia?
O acúmulo deste pigmento acima de certos limites é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.Tipos de icterícia
Há vários tipos de icterícia no recém-nascido. Os mais comuns são os seguintes: 
 
Icterícia fisiológica (normal):
Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos. Esta icterícia é devida à característica própria do bebê que leva a um metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2o e o 4o dias de vida e desaparece entre a 1a e a 2a semana de idade. 
Icterícia da prematuridade:
Ocorre com muita freqüência em bebês prematuros uma vez que eles levam muito mais tempo para conseguir excretar a bilirrubina eficazmente. 
Icterícia do leite materno:
Em 1% a 2% de bebês alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Começa geralmente ao redor dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas. 

Por incompatibilidade de grupo sanguíneo (Rh ou ABO): a icterícia por incompatibilidade muitas vezes começa já durante o primeiro dia de vida. Incompatibilidade de Rh causa a forma mais severa de icterícia, sendo prevenida com uma injeção de imunoglobulina anti-Rh (RhoGAM) à mãe dentro das primeiras 72 horas após o parto. Isto impede a formação de anticorpos que poderiam colocar em risco os próximos bebês.


0 comentários:

Postar um comentário